domingo, 6 de abril de 2008

Património

Um e-mail de Marta David fez me recordar um lugar onde estive no Norte deste nosso Portugal, onde encontrei uma antiga casa da família Távora. Esse lugar é Souropires, no Concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Vou aqui transcrever o texto que se encontra no portal da Câmara Municipal de Pinhel.


"Solar dos Távoras - Souropires
Fica situado em Souropires o Solar dos Távoras, considerado monumento nacional (um dos mais importantes do concelho de Pinhel), construído no Séc. XV. Arquitectura civil residencial, renascentista. Solar de planta rectangular, com fachadas simétricas, com zona central mais baixa e lateralmente com torres. Integra capela autónoma de planta quadrada. Iluminação efectuada por frestas de lintel recto, janela com moldura decorada. Portal em arco pleno. Existência de janelas maineladas de lintel recto decorado por motivos fitomórficos e mainel de mármore com capitel de decoração vegetalista, bem como janela de ângulo com mainel de fuste canelado.Tem como características Particulares, a conjugação da estrutura medieval, corpo central ladeado por torres, com janelas renascentistas. Integração da capela como volume autónomo. Encontra-se em ruínas. Decoração de janela com meias esferas."


10 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Meu avô Fernando Távora tem muito interesse na historia da nossa familia, e pediu para que eu pesquisasse na internet algo referente a isto.
Meu nome eh Michelle Távora , e muito do que você escreveu meu avó me conta. O pai dele, meu bisa era portugues, e foi para o Rio de Janeiro.Minha familia e eu, no momento moramos no ES.
Praticamente ninguém sabe da nossa existencia, pois a grande maioria dos Távoras se localiza mais no nordeste do país.
É uma familia muito forte, orgulho de uma Távora.

Seu blog eh muito bom, naum pare de escrever.Sempre que puder volto aqui.
Beijos.

Anónimo disse...

Parabens pelo Blog " A Saga dos Tavoras" Meu nome é Ivo Fraiz Martinez Filho e tambem tenho ascendentes com o nome Tavoras e ascendentes ligado diretamente aos Marqueses de Tavoras pela Familia Camera Gonçalves, representada hoje pelos atuais Condes da Ribeira.smpre leio atentamente tudo que trata sobre o assunto, li "O Processo dos Tavoras" e "O Marques de Pombal e sua epoca" inclusive neste ultimo 13 de janeiro de 2009 iniciei um topico no forum do geneall.net cujo título é "250 anos do suplicio dos Tavoras" e que po sinal esta recebendo muitas mensagens e ate gerando uma certa polemica. Meu objetivo foi prestar uma homenagem aos supliciados e seus descendentes e tambem na tentativa de obter novas informações a respeito do processo que ainda se encontra aberto a novas reivindicações,para quem desejar visitar minhas paginas sobre genealogia aqui vai o enderesso: http://genealogia.netopia.pt/3935/ onde podera entrar em contato comigo atraves do enviar mensagem ao autor. Parabens e estarei sempre de olho no seu blog. Cordiais Saudações.
Ivo Fraiz Martinez Filho.

Ivo Fraiz Martinez Filho disse...

Obrigado pela oportunidade desta visita ao seu blog.

Anónimo disse...

Olá
Existe um ramo da família dos Távoras em Sepins - Cantanhede, bem como uma magnifica casa senhorial.

Paulo Silveira disse...

Ola´:
Sou do Brasil e nossa familia Silva Cardozo (do presidente Fernando Henrique Cardoso) e Silva e Oliveira, sempre soube que viemos fugidos por causa do caso Tavora, que tinha mais de 400 implicados e que se diz um copia do processo está no Arquivo Nacional do Brasil.
Se voces tiverem mais nomes implicados favor nos passar,
e é verdade que tiveram os tavoras que casar com cristãos novos?
Vieram conosco também o Frei Lourenço criador do colegio do Caraça em Minas GErais, ele era de Sao João da Pesqueira, morgado dos tavoras e da familia figueiredo.
Ele é lendário, (São Lourenço foi queimado vivo, e Caraça significa lugar alto sacada que pegou fogo).
Nossos Silva Cardoso Sao de Oliveira do Douro Cinfaes, e pesquiso a décadas para saber ligação certa com tavoras.
obrigado.
paulo cesar.

Fernando Tavora disse...

Olá.
Sou descendente dos Almeida e dos Tavoras e estou começando a pesquisar as ramificações inciais dos Tavora. Existe informação de qual ramo da familia chegou a Pernambuco?

Luisa Paiva Boléo disse...

Não sou descendente dos Távora, mas dediquei a essa barbaridade do marquês de Pombal e D. José várias páginas no meu livro, D. Maria I. A Rainha Louca, que pode transcrever caso lhe interesse. Pois tem pormenores como o de a D. Maria Francisca ainda não rainha e a mãe terem implorado ao marquês para não torturar a marquesa, que, no entanto teve de ver, antes de ser executada, os familiares serem barbaramente torturados. D. Maria I já rainha mandou abrir o inquérito à culpa dos Távora, sim foi D. Maria I que limpou a memória dos Távora. Apenas um foi implicado no atentado. Ver cap. IV do meu livro.

Luisa Paiva Boléo disse...

Não sou descendente dos Távora, mas dediquei a essa barbaridade do marquês de Pombal e D. José várias páginas no meu livro, D. Maria I. A Rainha Louca, que pode transcrever caso lhe interesse. Pois tem pormenores como o de a D. Maria Francisca ainda não rainha e a mãe terem implorado ao marquês para não torturar a marquesa, que, no entanto teve de ver, antes de ser executada, os familiares serem barbaramente torturados. D. Maria I já rainha mandou abrir o inquérito à culpa dos Távora, sim foi D. Maria I que limpou a memória dos Távora. Apenas um foi implicado no atentado. Ver cap. IV do meu livro.

F GODINHO disse...

Ao autor do blog: não deixe de publicar mais informação sobre o legado dos Távora. Em Souropires, sei eu, há descendentes desta família que, calmamente, no anonimato, ainda arrastam consigo o anátema desta família. Quanto ao solar, está muito degradado e é pena.
Também, em Vouzela (distrito de Viseu), existe um solar que é conhecido como o solar dos Távora. Deste, apenas sei que existe. Não sei se haverá descendentes da família, em Vouzela

Anónimo disse...

Aos que têm sobrenome Távora e não têm a certeza da origem, vale sempre lembrar que famílias da alta nobreza tinham inúmeros criados (portugueses e plebeus) que acabavam por adotar o sobrenome dos seus senhores por hábito, com o intuito de serem identificados como pertencentes neste caso à casa dos Távoras.
Esse fato evidentemente não liga o sobrenome Távora necessariamente à família dos Marqueses deste mesmo título.