quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Descendências Desconhecidas

Apesar de ser divulgado que TODOS os Távoras foram executados no dia 13 de Janeiro de 1759, isso é falso, houve na realidade alguns a sobreviver. É óbvio que quando me refiro a Távoras, me refiro aos descedentes directos dos Marqueses, nomeadamente, os descendentes da 3ª Marquesa D. Leonor que, também ela, foi executada naquele dia.

Gostaria de começar pelos filhos de D. Mariana Bernarda de Távora e de D. Jerónimo de Ataíde, 11º Conde de Atouguia. A realidade é que os filhos do casal (netos da Marquesa D. Leonor de Távora) não foram executados naquele dia, tendo sido até absolvidos de qualquer crime em 1800 pelo Rei D. João VI, foram então considerados cidadãos inocentes e com tanto valor como qualquer outro cidadão. Isto que dizer que existe a possibilidade de muitos Ataídes da actualidade serem descendentes dos Marqueses de Távora.

Outro caso é aquele que me inspirou a criar este blog, o caso de D. Leonor de Lorena e Távora, também ela filha da Marquesa D. Leonor. Esta senhora não foi executada em Belém juntamente com a sua família, tendo vivido até 1790. Em 1726 contraiu matimónio com D. João de Almeida Portugal, 2º marquês de Alorna, com quem teve três filhos: D. Leonor de Almeida Portugal, 4ª marquesa de Alorna, D. Maria Rita de Almeida e D. Pedro José de Almeida, 3º marquês de Alorna. Todos estes netos da 4ª Marquesa de Távora viveram em liberdade. O terceiro dos três até inspirou José Norton a escrever o livro "O Último Távora" que fala da vida deste e de toda a família.

Isto significa que, apesar do grande esforço para apagar o legado dos Távora e de todos os cruelmente assassinados em Belém, a família continuou e existem agora inúmeras pessoas a descender desta família tão importante na sua época e tão empolgante na actualidade.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi contar uma historia interessante...
Seria possivel que existisse uma descendente desconhecida dos famosos Tavora, uma criança pequena demais para ser considerada culpada como o resto da familia?
Contaram-me que uma pequena menina tivesse sido posta à prova em frente de vela para ver se era ainda inocente ou capaz de distinguir o bem do mal... Como esta menina tocou a vela e se queimou, deixaram-na escapar.
Conta a historia que a levaram para o Minho, com uma nova identidade. A unica coisa que poderia provar a sua identidade era um medalhao de ouro antigo, à forma de Cruz de Aviz.
Este medalhao tem sido passado de geraçao em geraçao, da filha mais velha para a filha mais velha nesta familia, como uma herança de luz e de verdade...

Comentarios?

Anónimo disse...

Gostav de saber melhor essa historia, será possivel?

José Norton disse...

Nunca ouvi falar nessa história. Contudo ...
O filho dos marqueses de Távora, Luís Bernardo, o marquês novo como se dizia, foi executado com os Pais em Janeiro de 1759. A mulher, que tinha sido ou era ainda amante do rei D. José, foi apenas (?) metida num convento.
Além de marido e mulher eles eram parentes próximos. Muito próximos, pois ela era também tia do marido!!
Teresa Tomásia de Távora e Lorena era irmã do marquês velho, pai de Luís Bernardo. Confuso pode ser, mas verdadeiro.
Entretanto o casal tinha uma filha que curiosamente não aparece muito nos manuais de genealogia, chegando a dizer-se que não houvera descendência. Joana Bernarda de Távora viveu com a Mãe no convento pelo menos até à morte do Rei, mas eu não sei mais nada sobre elas. A menina não deve ter casado e ambas, Mãe e Filha, se perderam no tempo, varridas da memória dos homens.
Ficou uma carta do 2º marquês de Alorna, escrita com certeza depois de 1777 e que vou hoje reproduzir no Blog “O Último Távora” em:
http://desunastidade.blogspot.com/

Anónimo disse...

A historia que se conta na minha familia é esta, infelizmente nao ha' muito mais a acrescentar. Os nomes e outras provas perderam-se no tempo, mas a tal cruz de ouro existe...
E' pequena, simples, fina, e parecer ser muito antiga, possivelmente dos tempos de Nun'Alvares Pereira... Quem sabe?

O nome de Joana Bernarda de Tavora desperta em mim qualquer coisa e podera' ser mais uma peça deste puzzle. Por acaso, sabe-se se esta filha era uma Tavora ou se por acaso poderia ser filha ilegitima do rei D. José?

Acho que toda esta historia é um misterio interessante, que merece ser examinado com cuidado e discutido pelos peritos.
Da minha parte, esclarecer esta questao poderia ajudar-me a perceber melhor a historia da minha familia e dos meus antepassados.

Agradeço os vossos comentarios e a publicaçao daquela carta por José Norton. Fico a aguardar mais pistas de reflexao.

RS

K disse...

estou aqui para deixar meu comentari e ficar claro para todos.. que tem pessoas da familia viva sim.. claro que a mudanca de nome foi imprecindivel ..... TAVORA agora sao MACEDO... claro que temos muitos macedo no Brasil.. mas eu sei q sou Tavora...

bjao a todos....

robertoathayde disse...

Gostaria de saber como se espalharam os descendentes do conde de Atouguia e como alguns foram parar na Paraíba. A grafia Athayde aparece explicitamente no quadro mais antigo com a imagem de Camões, oferecido 'ao viso-rey Dom Luiz de Athayde'. Se souber algo, favor utilizar o meu e-mail robertoathayde@uol.com.br

scarlett Távora disse...

Oi tudo bem? Meu nome é Scarlett Távora gomes, Filha de Virgilio Gomes Távora, neta de Abigail colares Távora, moramos no Nordeste e queria saber mais sobre a atuação de nossa familia por aqui! Se possível, obrigada pelo retorno!

Rui Carvalho disse...

Porque sou natural de Távora freguesia do concelho de Tabuaço, intereso-me por tudo o que diga respeito à malograda família, que desapareceu sob suspeita de tentar contra a vida do Rei. Por herança familiar, possuo um terreno agrícola que tem por nome Paço, e dizem que ali terá existido um palácio dos Távora, facto que me deixa alguma dúvida porque não vestígios de nada que mostre algo relacionado com qualquer edifício. Será verdade? Continuem a divulgar a história desta família, porque tenho todo o interesse em saber factos novos. Obrigado e parabéns pelas informações.
Rui Carvalho-Távora

OmarLorena disse...

Hi. If te person who wrote this could octave me I would appreciate it. On Facebook I am Omar Lorena. An my email is lorena.omar@gmail.com. I am sorry I cannot speak in Portuguese I can only understand a little as my father is from Brasil but I am from the United States. Obrigado in advance! :)

OmarLorena disse...

......that was supposed to say contact me

Anónimo disse...

ouvi há tempos atrás algumas historias até de uma " mistura" (casamentos)de descendentes dos Távora (marqueses de Alorna) com familia Franco, em Portugal,a norte do País Não se sabe mais da descendencia de ambas as familias. Alguem pode ajudar? ha muita confusão de informações quase contraditórias contam tudo com poucos pormenores, e parece que quase ainda com receio, muito em segredo. Ouvi falar de um brasão que escapou a ser "picado" numa parede de igreja católica do Porto/Portugal (talvez Sé) ... como curiosa que sou, e interessada pela minha arvore genealogica e ate de amigos meus / gostaria de mais pormenores e ligar ashistorias dessa epoca ate hoje. Se alguem puder juntar informação ou dar diga de onde minhas amigas hão-de procurar, agradeço.

Unknown disse...

Agora o que é fato, é que os Távoras ainda existem! Eu sou um deles e temos muitos por aqui por Belém do Pará!

Unknown disse...

mi nombre es Antonio Távora, tengo todos los datos de mi familia desde hace mas de 150 años, abuelos , padres, etc. En muchos casos hemos encontrado relaciones de descendemcia y origen del norte de Portugal.
Me podrian enviar mas informacion

Unknown disse...

Ola !
No convento das Cardaes em Lisboa , o tumulo de Dona Luisa de Tavora (fundadora deste convento) ainda leva as armas dos Tavoras.Além disso,num dos salões do palacio real da Ajuda (Lisboa) esta pendurado um tapete decorativo que também levas as ditas armas dos Tavoras.
De :Jacques BRIAND,França)

Matilde de Távora disse...

Boa noite,
Tomei hoje conhecimento do seu blogue e gostaria de deixar o meu muito agrado para com a sua existência, bem como o do meu pai.
Matilde de Távora

robertoathayde disse...

Boa-noite Matilde,
V é brasileira e seria parente do Juarez Távora, militar e político e que foi amigo do meu pai, Austregésilo de Athayde?
Estranhei v falar de um blog meu porque nunca soube ter um blog mas possivelmente tenho, colocado por outras pessoas. Cordialmente,
Roberto Athayde ps: qual seria o endereço do blog a que v se refere?