domingo, 14 de outubro de 2007

A Família Távora

Muitas pessoas não fazem ideia de quem foram os Távora, por isso, e antes de desenvolver a história do seu processo, gostaria de expor algumas informações sobre esta nobre família da nossa pátria.

Segundo pesquisas que realizei, o nome Távora como apelido surgiu com Lourenço Pires de Távora (n. 1320), filho de Pedro Ramirez (castelhano) que foi o 6º senhor de Távora. Quando o seu filho nasceu, deixou de existir a designação "Señor de Távora" (título castelhano) e "Távora" passou a ser apelido. Já o filho homónimo de Lourenço Pires de Távora, esse sim, tinha o título "Senhor de Távora" mas desta feita, já um título português. Deste o século XIV (século em que surgiu a família Távora) e até à data da morte de todos eles, na fatídica data de 13.01.1759 às mãos dos seus carrascos em Santa Maria de Belém (Lisboa), que a família acumulou títulos e morgados. É curioso referir que os marqueses de Távora descendem de Lourenço Pires de Távora sempre pelos filhos varões.

A família Távora tornou-se tão poderosa que se "misturou" com a mais profunda aristocracia portuguesa, sendo alguns Távoras (nomeadamente, todos os marqueses) descendentes de D. Afonso Henriques. A mistura das famílias deu-se pelo casamento entre Álvaro Pires de Tavora, 2º senhor de Mogadouro e D. Inês da Guerra. Desde esse casamento e até ao casamento de Luis Bernardo de Tavora, 4º marquês de Tavora (o último marquês) que todos os matrimónios dos filhos varões dos Távora foram realizados com descendentes de D. Afonso Henriques.

Ao longo dos séculos a família foi juntando património, poder e influência, chegando ao século XVIII como uma das mais poderosas e ricas famílias nobres portuguesas (o que despontou alguns ódios). A família Távora, à data da morte do 4º marquês tinha a si associados o Condado de S. João da Panasqueira e o Marquesado de Távora, para além das relações com os Condes de Alvor, com os Condes da Atouguia e tantas outras famílias nobres.

É esta história de aristocracia e poder que levou a que os Távoras despontassem tantos ódios e, principalmente, tantos inimigos.

15 comentários:

Anónimo disse...

curti bue de saver k mais alguem se intressa por os tavora e os erros cometidos pelo marques de pombal

Anónimo disse...

SOU BRASILEIRO E DESCENDENTE DOS TÁVORAS.
O QUE O MARQUÊS DE POMBAL FEZ, FEZ. NÃO NOS DIZ RESPEITO.
ELE O FEZ, E NÃO QUER DIZER QUE TODOS NÓS SOMOS IGUAIS.

Anónimo disse...

mas naquele tempo eles nao penssavam como nós. tinham a mentalidade menor do que a nossa!!!

Anónimo disse...

Olá vivo em Lisboa mas a descendência por parte da minha avó materna é de "Peniche" sempre ouvi que somos descendentes dos Távora, era uma histórica à qual nunca liguei
mas agora com o passar dos anos tenho pena de não ter questionado a minha avó e a minha mãe sobre o assunto,pois ambas já faleceram ".
Eu estou sempre a dizer a mim própria que um dia vou investigar mas o tempo passa e não sei por onde começar, pode ser que um dia consiga saber qual o fundamento de tal história.

ANTONIO TAVORA OLIVE disse...

TB SOU DA FAMILIA TAVORO SO NETO DE IVANILTGO TAVORA

Anónimo disse...

Olá também sou um descendente muito afastado dos Távora.
O Marquês de Pombal não tinha provas que tinha sido os távora culpados do atentado ao rei D.José.

Anónimo disse...

Sou descendente dos Távoras, mas não tenho apelido Távora. Segundo relato familiar, de avós para netos ...... os távoras esconderam alguns filhos crianças, em casa de pessoas pobres e vivendo longe dos grandes centros. Aí uma velha senhora, de apelido Cavalheira recebeu uma criança, que criou, e que devido à sua "fina" fisionomia, logo começou a ser tratada como nobre, embora no maior segredo. Daí se formou uma família de apelido Cavalheiro, que ainda hoje existe em Atouguia da Baleia. Távoras ou Condes da Atouguia Assim eram tratados com o sigilo possivel, para a época. Será que sou Um deles? Com o ADN seria possível?

Varela K. disse...

PARA QUEM TEM DUVIDAS:

http://www.portuguesefoundation.org/tavoras.pdf

Varela K. disse...

PARA QUEM TEM DUVIDAS:

http://www.portuguesefoundation.org/tavoras.pdf

Anónimo disse...

O marques de pombal e o maior sou descendente dos tavora

Anónimo disse...

os tavora são pii !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Acabo de saber, por uma tia de 98 anos, que sua bisavó ( e de meu pai, falecido em fevereiro/2013, aos 99 anos de idade)era da família Távora que, perseguida pelo Marquês de Pombal, veio para o Brasil, onde adotou o sobrenome Abreu e Lima, sobrenome este que terminou em minha avó pois, naquela época, só colocavam nos filhos o sobrenome do pai, no caso, Pacheco.
Portanto, estou a pesquisar esta nobre família.

Anónimo disse...

Aos que têm sobrenome Távora e não têm a certeza da origem, vale sempre lembrar que famílias da alta nobreza tinham inúmeros criados (portugueses e plebeus) que acabavam por adotar o sobrenome dos seus senhores por hábito, com o intuito de serem identificados como pertencentes neste caso à casa dos Távoras.
Esse fato evidentemente não liga o sobrenome Távora necessariamente à família dos Marqueses deste mesmo título.

Unknown disse...

um absurdo o que Pombal fez com essa familia, uma atrocidade repugnante, movido talvez pela inveja e pela fraqueza de um Rei fraco completamente dominado por esse Marques.

Lívian Távora disse...

Oi, eu sou uma descendente. Meu nome é Lívian Távora. Se alguém quiser manter contato e falar sobre as histórias da família. Também tem alguns Távoras importantes na história do Brasil. Não somente em Portugal.